segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Imigração

Bom eu vou começar um assunto que não parece um tabu mas na minha concepção é um tabu sim.
Ouvi a alguns dias atraz que os imigrantes não agregam nada para a nossa sociedade e bla bla bla, então comecei a pensar nos 500 e tantos anos de existencia do Brasil, e de acordo com meus poucos conhecimentos o Brasil é um país feito de imigrantes, desde a chegada dos portugueses aqui no Brasil até atualmente depois do Haiti e da Italia serem assolados por varios desastres naturais, por exemplo.
A imigração para outros paises, desde os tempos de outrora, como em guerras por exemplo, é visto como opção para fuga de desagradaveis situações, eu hoje em dia a situação não é diferente.
Em crises financeiras paises, começam a se ver em situações delicadas, e com a falta de recursos para criar alternativas que auxiliam sua população a curto prazo, seu povo se ve encuralado, e obrigado a buscar alternativas de sustento fora do país e em massacrante maioria entram em seu "País Alternativa" de forma ilegal.
Não é só devido a crises que imigrantes fogem de seu país de origem em direção a outros países (no nosso caso Brasil), grandes catastrofes também são outros motivos para a existencia da imigração, como por exemplo a aproximadamente 3 anos atraz onde uma boa porção da Italia foi assolada por uma série de abalos sismicos, muitos italianos migraram e em especial imigraram, em direção a varios países.
Contudo muitos vêem esse efeito imigratório com maus olhos, podendo alegar indevidamente, entre muitas coisas o crescimento nas taxas de criminalidade, a burocracia do Brasil pode estar contribuindo para esse dado especulatorio, só sabemos que no passado a imigração ajudou o Brasil se miscigenar, e na atualidade agragando ainda mais elementos de outras culturas.
Podemos concluir então que a imigração contribuipara criar a identidade de um Brasil que não é apenas do brasileiro, e sim de todos.

(Texto arquitetado por: Rodrigo Rocha Trindade, 19 de novembro de 2012)