terça-feira, 27 de novembro de 2012

Conservadorismo VEJistico


Quando eu era mais novo, eu lia a revista VEJA pra me manter informado achando que era uma revista idônea, porém minha ingenuidade não me deixava enxergar o quanto que a VEJA é conservadora e extremamente sem nexo.
Uma noticia me animou esses dias atrás, alguns estados dos EUA legalizaram o uso recreativo da maconha (em outro post eu exponho o porquê sou a favor da legalização), o que pra mim é um grandessíssimo passo para que deixemos de lado nossa própria hipocrisia. A VEJA por sua vez, fez uma matéria sobre a Canabis, que em minha opinião foi fraca e totalmente oportunista, em minha opinião essa matéria foi feita para abafar as noticias vindas de fora, e mascarar a notícia da legalização em alguns estados dos EUA, “tendo em vista que o Brasil é um país extremamente correto e conservador” (tom irônico) seria um choque discutirmos este assunto, “e pensando nisso a VEJA fez algo muito sensato” (tom irônico), ela resolveu colocar uma matéria em sua capa dizendo muitos absurdos, mas o que ela não citou em sua reportagem foi o fato que a maconha não é pior que o cigarro, e que não há índices de mortalidade devido seu uso, como o álcool por exemplo que mata mais que muitas guerras, porém não existe interesses em discriminar o Tabaco e o Álcool pois o governo ganha muito dinheiro em impostos, a VEJA em minha opinião tentou encobrir a noticia da legalização ao uso da maconha recreativa pra evitar quaisquer discussões sobre isso aqui no Brasil. A VEJA é uma das revistas de maior tiragem do país, onde metade do país lê e leva ela como um almanaque a ser seguido, e é por isso que eu acho que ela deveria publicar matérias com mais responsabilidade, pois quando você é tão grande e suas idéias são lidas por uma grande parcela da população, não há nada mais coerente do que você publicar matérias com o mínimo de bom senso.
Recentemente um jornalista chamado, J.R. Guzzo escreveu um artigo pra VEJA falando sobre o direito dos homossexuais, na matéria ele basicamente diz que os homossexuais não devem se casar, tendo em vista que sua união não formaria uma família, pois família consiste em um homem e uma mulher gerando um filho, seguindo desse principio uma pessoa heterossexual e estéril não poderia se casar com alguém do sexo oposto também já que alguém estéril não pode ter filhos, mas ele disse que não tem problema você ter um relacionamento homossexual porque você pode por exemplo, ter um relacionamento com uma cabra (comparação que faz todo sentido do mundo, mas só na cabeça dele) pois se você tem um relacionamento com uma cabra tudo bem, agora se você for casar com a cabra não pode pois aparentemente seres humanos não podem ter filhos com uma cabra, isso não caracterizaria um casamento... “Comparação sensacional” (tom irônico). Bom outro ponto importante que ele cita é que a “comunidade” dos gays não existe, pois os gays são diferentes entre si como indivíduos, e essa diferença não consistiria em uma comunidade, esse é o tipo de jornalista que não deve nem ter o diploma do primário, pois nas aulas de geografia aprendemos o que é uma comunidade, e partindo do pensamento desse jornalista, nenhuma comunidade existiria, pois ninguém é igual a ninguém, todo individuo é diferente de todo individuo ,por exemplo, não existiria a comunidade negra, pois os negros são diferentes entre si como indivíduos.
Bom e se você achou que as besteiras que esse jornalista (J.R. Guzzo) escreveu acabaram, você está completamente enganado, ele disse que não há problema em você não gostar de gays, pois não há nem uma lei que proíba isso, porque por exemplo você pode não gostar de espinafre (outra lógica maravilhosa que só faz sentido na cabeça dele), lógico eu vou cortar, esfolar e escaldar um espinafre, pois nenhuma lei me proíbe de fazer isso, já que isso é muito igual ao fato de ter gente que queira matar um homossexual por ele ser homossexual... (bom a sociedade está cansada e partindo desse principio nós temos que lutar pelo direito do espinafre para evitar que ele sofra retaliações de quem não gosta dele, já que o espinafre sofre muita discriminação)... A revista VEJA é totalmente irresponsável em publicar esse artigo, pois disse que não há lei nenhuma que nos proíba de odiar gays, troquem a palavra gays por negros, judeus, latinos, asiáticos, e vejam o quanto preconceituoso e sem nexo é esse artigo.
Os homossexuais lutam pra ter todos os direitos que nós temos, porque é maravilhoso ter esses direitos, é maravilhoso poder casar com quem nós queremos e andar de mãos dadas com seu companheiro ou companheira, lógico sendo ele do sexo oposto (já que de acordo com esse jornalistazinho mequetrefe o oposto é inconcebível), é maravilhoso ter direitos porque eu tenho muitos direitos assegurados, tendo em vista que sou branco, tenho olhos verdes, sou heterossexual e sou de classe média, tenho todos os direitos que me podem assegurar, mas tem pessoas que não tem os mesmos direitos, nem o simples direito de legalizar uma união estável apenas pelo simples fato dessa pessoa ser do mesmo sexo.
Todo cidadão tem direitos e deveres, cumprindo seu dever seus direitos estão assegurados, eu pago meus impostos, um senhor de idade paga seus impostos, um homossexual paga seus impostos, eu, o senhor e o homossexual cumprimos nosso dever de pagar impostos e por que apenas eu e o senhor temos nosso direito assegurado? Deixemos de ser hipócritas pois estamos a muito tempo discutindo algo que já não deveria ser discutido, pois já deveria ser encarado como normal, pois cientificamente é comprovado que homossexualidade é algo natural, e que já foi acompanhado até na natureza.
Ele cita o fato de não haver lei que impeça você de odiar gays, temos a maior lei de todas que é o nosso bom senso, que é o que nos impede de fazer algo que seja moralmente ofensivo, essa é a maior lei que existe, o Bom Senso. As leis existem pra evitar que o mais irracional dos animais (no caso o homem) haja como um completo selvagem.
Esse tipo de conservadorismo está perdendo espaço no nosso mundo, talvez amanhã você que concorda com as atrocidades que J.R. Guzzo escreveu, pode estar lutando pelos seus direitos já que pessoas conservadoras como você ou esse jornalistazinho de quinta categoria, estão perdendo lugar aos poucos... Fique feliz por você não precisar lutar pelos seus direitos, pois vc já tem os seus direitos assegurados, e por favor não atrapalhem a evolução da sociedade e do ser humano, já que suas idéias funcionavam bem a 70 anos atrás quando pessoas como você existiam e te garanto ,hoje em dia não deveriam mais existir.





(Texto arquitetado por: Rodrigo Rocha Trindade, 27 de novembro de 2012)